Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Conteúdos

Há muito tempo não é possível depender do sistema de saúde público, mas em tempos de pandemia é ainda maior a necessidade de confiar em um atendimento médico de qualidade. No entanto, a semelhança entre alguns termos pode fazer com que o consumidor se confunda na hora da escolha. Afinal, qual é a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Há diferenças pontuais entre ambos, que precisam ficar bem claras para não haver surpresas na hora de usar a assistência médica. Veja quais são e faça a sua escolha!

O que é o seguro saúde?

Seguro saúde e plano de saúde não são a mesma coisa. A principal diferença é que no seguro saúde o beneficiário tem livre escolha sobre o médico, clínica, laboratório ou outro serviço que precise.

A maioria dos seguros saúde não tem uma rede referenciada própria, por isso a empresa reembolsará o usuário de acordo com o serviço prestado: consultas, exames, internações, cirurgias, etc.

Este reembolso, por sua vez, pode ser total ou parcial, dependendo do estipulado em contrato. Basta apresentar a nota fiscal fornecida pelo prestador do serviço à seguradora para receber o reembolso.

Já o pagamento mensal, chamado de “prêmio”, pode variar de acordo com o risco de custos futuros com tratamentos, de acordo com o perfil do contratante.

Quando a rede referenciada existe geralmente é reduzida. Neste caso, então, o prestador do serviço é pago diretamente pela seguradora.

Por outro lado, o seguro saúde é customizável, ou seja, é possível adicionar módulos de coberturas que forem mais interessantes para o segurado.

Assim como os planos de saúde, o seguro saúde também é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Como funciona o plano de saúde?
Como funciona o plano de saúde?

Como funciona o plano de saúde?

Já o plano de saúde é um tipo de assistência médica hospitalar oferecida por operadoras e empresas particulares de saúde.

Os planos de saúde possuem rede referenciada de médicos, especialistas, laboratórios, hospitais e clínicas, onde alguns trabalham através de convênio ou da rede própria, com atendimento exclusivo aos usuários do plano.

O plano é adquirido através de um contrato de adesão junto a um corretor representante da empresa ou operadora escolhida.

 A cobertura e abrangência varia bastante de acordo com o plano e a modalidade, podendo ser regional, nacional ou incluir atendimento internacional, por exemplo.

De acordo com o plano contratado, também é possível ter reembolso total ou parcial de algumas despesas, caso não estejam incluídas na rede credenciada ou se o profissional escolhido não fizer parte da mesma.

Por outro lado, os planos de saúde são oferecidos em três modalidades, que são individual/familiar, empresarial e coletivo por adesão.

Outra diferença em relação ao seguro saúde é que o plano de saúde também pode ser contratado através de mensalidade fixa, onde o beneficiário utiliza todos os serviços contratados sem pagar mais nada por mês, ou coparticipação.

Neste caso o beneficiário paga um valor pequeno por mês e um percentual definido em tabela por cada procedimento ou evento realizado.

Assim como o seguro saúde, os planos de saúde também são controlados pela ANS.

Carência deve ser cumprida em ambos tipos de assistência

Tanto o seguro saúde quanto o plano de saúde têm carência, que é um período de espera após a assinatura do contrato para que o beneficiário possa utilizar o atendimento médico.

A prática da carência é comum e autorizada pela ANS, que define os prazos máximos permitidos, assim como os serviços mínimos obrigatórios para os serviços de saúde suplementar.

Nos planos de saúde empresariais ou coletivos por adesão, no entanto, essa carência pode ser reduzida ou mesmo inexistente, dependendo da modalidade contratada.

Já no seguro saúde a maioria das seguradoras costuma oferecer uma carência bastante reduzida ou zerada.

Como escolher entre plano de saúde ou seguro saúde?
Como escolher entre plano de saúde ou seguro saúde?

Como escolher entre plano de saúde ou seguro saúde?

Para escolher entre plano de saúde ou seguro saúde é muito importante definir as suas necessidades.

A partir daí, avalie a rede credenciada dos planos e a cobertura oferecida, assim como o sistema de reembolso oferecido pelos seguros saúde.

O passo seguinte é avaliar a idoneidade da empresa seguradora ou operadora. Pesquise no site da ANS e, caso esteja devidamente registrada, avalie também a opinião dos consumidores.

Isso tanto pode ser feito pelas redes sociais das empresas quanto pelo Reclame Aqui, que traz um ranking das melhores empresas de acordo com os consumidores.

Depois avalie o período de carência oferecido, escolha o tipo de cobertura, sua abrangência e os valores de reembolso.

Não deixe de conversar com um corretor especializado a respeito de suas necessidades e não assine nada até que todas as suas dúvidas tenham sido respondidas. O corretor é o seu melhor amigo na hora de escolher o seguro saúde ou plano de saúde.Aproveite para fazer uma cotação personalizada sem compromisso e conversar com um corretor. Juntos vocês encontrarão a melhor assistência médica para o seu perfil de consumidor!

Compartilhe

Fique atualizado sobre as novidades

Tudo sobre saúde, seguros e muito mais

Veja mais postagens

Preencha o formulário abaixo: