Contratar um plano de saúde é muito importante tanto para prevenir doenças quanto para ajudar a cura-las. Com inúmeras opções de laboratórios e hospitais, o plano de saúde pode auxiliar até na hora de comprar medicamentos.
Os planos de saúde podem ainda ser a melhor opção em situações de custo-benefício para quando acontecem emergências ou quando é preciso realizar cirurgias ou internações.
Mas quando é a idade ideal para se contratar um plano de saúde? No post de hoje veremos um pouco mais de sua importância e quando é possível contratar o seu.
Importância de contratar um plano de saúde
A importância de contratar um plano de saúde é, sobretudo, o usuário ter um maior controle de sua saúde e a de todos os seus familiares, evitando assim que possíveis problemas simples de saúde se tornem algo mais grave enquanto esperam por um atendimento.
Ter uma agilidade maior no diagnóstico final, a possibilidade de poder prevenir doenças e realizar tratamentos de forma mais rápida logo no começo do problema, faz com que o beneficiário tenha uma melhor qualidade de vida.
Os planos de saúde proporcionam ao segurado uma maior tranquilidade e atendimento de qualidade quando necessário. Ele possui preços menores que os sistemas de saúde privados e disponibilizam mais segurança e conforto que o Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de disponibilizar uma grande rede própria e credenciada de hospitais e laboratórios, o plano de saúde se preocupa ainda com a prevenção de doenças e tratamentos – muitas das operadoras ainda disponibilizam descontos para que o beneficiário tenha toda a chance de cuidar de sua saúde sem pesar demais no custo final.
Quem pode contratar um plano de saúde
Os planos de saúde coletivo podem ser contratados por uma pessoa jurídica – podendo ser uma associação, empresa, sindicato, órgão ou classe. Sua contratação pode ocorrer através de uma operadora ou com a participação de uma administradora de benefícios.
A renovação dos contratos é de forma automática e é realizada no final da vigência mínima estabelecida no contrato, nela não podem ser cobradas nenhuma taxa ou qualquer outro custo a mais no momento da renovação.
Nos planos individuais/familiares, a operadora pode estipular um prazo de vigência mínima de até um ano a partir da data de assinatura do contrato, da data de pagamento da mensalidade inicial ou da proposta de adesão – depende de qual foi realizado primeiro.
Nos planos de saúde coletivos, as operadoras podem estipular um prazo de vigência mínima, indicando a renovação automática do contrato com prazo indeterminado. A data inicial da vigência é a que foi feita a assinatura do contrato, sendo feito um reajuste anual a partir daí.
Nos planos operados por autogestão, a data inicial da vigência será no dia da aprovação do regulamento ou o dia que foi realizada a assinatura do convênio de adesão pelo beneficiário.
Quando contratar um plano de saúde
Não existe um real limite para se contratar um plano de saúde. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o acesso à não pode, em momento algum, ser negado ou dificultado por conta de situações de deficiência, saúde ou idade do beneficiário.
Impor qualquer limite de idade na hora de contratar um plano de saúde é uma infração de multa altíssima para o plano em questão.
Ainda existem muitas dúvidas em relação à contratação por faixa etária, já que o contrato do plano de saúde é pautado pela idade do segurado – que é classificado sempre por um grupo abrangendo 4 anos na linha do tempo. Quando uma pessoa atinge a 3º idade, a contagem para de ser contada, dessa forma o idoso terá o mesmo tipo de tratamento que qualquer outra pessoa em outra faixa etária.
De acordo com a ANS, esses são os grupos estipulados que são exercidos pelas operadoras:
- 0 a 18 anos;
- 19 a 23 anos,
- 24 a 28 anos;
- 29 a 33 anos;
- 34 a 38 anos;
- 39 a 43 anos;
- 44 a 48 anos;
- 49 a 53 anos;
- 54 a 58 anos;
- + de 59 anos.
Com o passar do tempo, o beneficiário vai ficando cada vez mais frágil e necessitado do plano de saúde, por esse motivo os custos da operadora podem aumentar, é preciso conversar com seu plano de saúde para ajustar o valor ideal.
Há idade certa para contratar um plano de saúde?
Como dito acima, não existem uma idade ideal para contratar um plano de saúde, já que é preciso cuidar da saúde em qualquer etapa da vida. Porém, é necessário considerar o perfil do convênio que irá atender às suas demandas médicas.
É preciso lembrar que o valor da mensalidade pode variar de acordo com a idade do segurado. Assim, o plano de saúde de pessoas mais idosas será mais caro, já que é nessa faixa etária que a necessidade do plano é maior.
Ainda que a operadora não possa, de jeito nenhum, negar um plano a um idoso por conta de sua idade. Caso o usuário tenha dificuldades em contratar, é necessário realizar uma reclamação na ANS através do site do órgão.
Agora que sabemos que não existe uma faixa etária certa para contratar o plano de saúde, é preciso apenas procurar uma operadora de confiança e adquirir o seu, para seu bem-estar e de toda sua família.
A Central Corretor online é especializada em planos de saúde no litoral de São Paulo. Atuamos com as melhores operadoras e seguradoras da região. Consulte nossa equipe e conheça as opções de convênio infantil da Baixada Santista.