Pessoas que visualizam sem muita pesquisa planos de saúde podem achar os preços acima da média. Este sentimento acontece também com clientes de certos planos, que optaram pelo benefício sem fazer uma comparação detalhada entre todos os serviços disponíveis no mercado.
Com o peso no bolso, alguns clientes optam por desfazer o plano e seguir a vida sem uma assistência médica prévia, a prática pode trazer vários riscos já que é muito importante contar com assistências médicas quando necessário.
Pensando nisso, hoje traremos diversas dicas para economizar quando procurarmos planos de saúde, mas sem que isso afete o serviço procurado.
Estude e veja os benefícios de todas as operadoras
Planos de saúde no geral abordam em grande parte os mesmos serviços. Contudo, todos contam com particularidades únicas que podem ser o diferencial na hora da escolha.
Esta dica é de extrema importância, já que você consegue analisar as alternativas aceitáveis para você e que encaixam no que está disposto a gastar, tendo consciência das suas próprias limitações.
Outro passo importante aqui é não se iludir com planos mais robustos caso não caiba no seu orçamento. É recomendado sempre manter os pés no chão e optar por um serviço que vai suprir suas necessidades. Obviamente se estiver dentro do que se está esperado para gastar, é válido escolher alguma operadora que oferece benefícios adicionais.
Bote todos os preços no papel
Botar todo o custo e benefício das operadoras no papel pode parecer algo meio antigo, mas é extremamente válido para se ter uma noção do que vale mais a pena para você.
Ao registrar todos os detalhes, é possível escolher com clareza qual das operadoras vai te oferecer um serviço completo pelo menor preço.
Ademais, registrar seus gastos mensais ou anuais com saúde também pode ser de grande ajuda nesta etapa. Já que será possível saber se o plano realmente vai ser benéfico na questão da economia.
Planos coparticipativos
Esta dica é mais voltada para pessoas que precisam que o serviço abranja não só ela mas também outras pessoas, como é o caso de uma família. Nesta situação, se o interessado não utilizar muito os serviços de saúde, usando apenas para emergências e consultas de rotina, o custo pode ser bem baixo, comparado os planos normais.
Ainda assim, se o plano abranger crianças com problemas de saúde que precisam de muitos acompanhamentos médicos e exames mensais, é necessário estudar e comparar para ver se opção sem participação saia mais em conta.
Analise todos os detalhes dos planos
Aqui é onde mais o preço vai cair ou subir dependendo das suas escolhas e necessidades. Cada operadora oferece infinidades de benefícios que acabam deixando o serviço mais robusto e caro na mesma proporção. Dentro dessas escolhas, temos a modalidade, acomodação, cobertura, tipo de plano e até acréscimos.
Um dos exemplos de serviço é a acomodação, que se refere à cobertura de gastos em caso de internação e em qual hospital o beneficiário ficará se precisar desta modalidade. Em casos de internações pouco constantes, uma boa escolha pode ser a enfermaria, que pode trazer um grande alívio na hora de contratar o serviço.
Contudo, grande parte das enfermarias não dá direito a acompanhante e acomoda duas pessoas por quarto, o que pode ser ruim em alguns casos. Na opção quarto particular, os clientes contam com mais privacidade e direito a ter uma pessoa junto dela na internação, mas acaba saindo muito mais caro.
Sempre se atente a coberturas que não servem para você
Obviamente não sabemos o dia de amanhã, mas em algumas compras, os interessados em planos de saúde acabam contratando diversos serviços adicionais que não encaixam na sua necessidade e consequentemente nas contas também.
É sempre importante ler e reler o contrato do seguro para saber o que você tem ou não direito e se isso vai ter servir no futuro. Com isso, é de extrema necessidade ter muita atenção na contratação e pensar muito nas coisas que estão dentro da abrangência do serviço para que você não gaste mais para receber menos.
Tire suas dúvidas
Pode parecer besteira, mas sempre pergunte tudo o que aparecer de dúvida para as operadoras. Um plano de saúde é uma contratação muito sério para que fiquem dúvidas no ar. Além do seu bolso, seu bem-estar também está inserido na contratação.
Mesmo após a assinatura do contrato, sempre que aparecer algum questionamento sobre o menor detalhe que seja, é importante esclarecer com a empresa contratada.
Além disso, é recomendado realizar simulações antes de fechar o negócio para saber se aquele plano é realmente o mais indicado e também pode ser uma opção para sanar suas dúvidas. Buscar informações e respostas sempre é indicado para quem quer se inteirar sobre os serviços contratados.
Central Corretor Online
Pensando em fazer os clientes economizarem mais nesta escolha, a Centro Corretor Online oferece simulação de todos os planos de saúde na Baixada Santista. Entre em contato agora com a empresa através do site.