Os fatores que podem causar dor no dente podem ser vários, o incômodo pode ser causado por problemas sérios e surgem quando algo em nosso organismo não vai bem, assim, precisam de tratamento urgente, para que o problema não se agrave ainda mais.
Você sabe quais são as principais causas de dores no dente? É isso o que vamos esclarecer no texto de hoje. Continue lendo e veja também qual o tratamento para cada um deles e como evitá-los.
Cárie
A cárie é causada pela bactéria Streptococcus mutans e criam placas chamadas biofilmes que, quando estão na boca, produzem ácidos que corroem os minerais do dente até o ponto de quebrá-lo.
Estes ácidos desmineralizam o dente de forma progressiva e aparecem de início como uma mancha branca no dente. Caso o processo não seja interrompido, essa mancha irá evoluir para uma cavidade no dente e se tornará a cárie propriamente dita.
Ela é considerada uma doença comportamental, afinal, as cáries acabam surgindo por conta dos hábitos da pessoa, se ela tem uma alimentação ruim e se também tem pouco cuidado com higiene bucal, este problema poderá começar a aparecer.
Veja também: Com aumento no plano de saúde de até 50%, qual a alternativa para economizar?
Gengivite
A gengivite é uma inflamação da gengiva, ela se apresenta como uma vermelhidão, inchaço e sangramento no tecido gengival e podemos vê-la quando escovamos os dentes, usamos fio dental ou ingerindo alimentos mais rígidos, como maçãs.
Ela pode ser tratada e, por isso, é preciso ir ao dentista e conversar com o profissional para ver e entender os sinais, assim vamos prevenindo que surjam outros problemas ainda maiores.
A gengivite começa com a formação de uma placa bacteriana que se desenvolve ao redor, em cima e entre os dentes, causando uma inflamação. É preciso tomar cuidado, pois elas aparecem principalmente em áreas de difícil acesso e por isso precisam de uma boa escovação.
Veja também: Conheça os benefícios do amil fácil: o melhor plano de saúde
Abscesso dentário
O abscesso dentário é um acúmulo de pus no interior do dente por conta de uma infecção bacteriana, esse problema pode provocar uma dor moderada e algumas vezes intensa.
Cáries antigas que não foram tratadas podem ser uma das causas de abscessos. Também podem ocorrer por conta de rachaduras e fraturas no dente, pois elas permitem que as bactérias entrem na polpa dentária, parte mole do dente, e comecem o processo de infecção.
Quando essas bactérias conseguem entrar, elas se espalham até a raiz, causando inflamação e inchaço. A inflamação faz com que o pus seja pressionado num espaço apertado na ponta da raiz.
Existem dois tipos de abscessos e seus tratamentos são diferentes:
Abscesso periodontal
O abscesso periodontal tem como característica ocorrer ao redor do dente. Ele também é causado por acúmulos de placas bacterianas que se transformam em tártaro. Se desenvolve na superfície do dente e invade a gengiva e o osso alveolar.
A outra possível causa do abscesso pode ser a fratura radicular não tratada, que por conta da alta presença de bactérias na raiz do dente, começa a formar um abscesso.
Abscesso periapical
O abscesso periapical acontece na ponta da raiz do dente, na periferia do ápice radicular ou periápice. A infecção acontece em canais com polpa morta que não foram tratados.
Quando o problema não é cuidado, gera coleções purulentas que destroem o osso ao redor, se o pus encontrar um caminho até à gengiva, ele começa a sair do osso e, se fica abaixo da mesma, cria um volume que aumenta até o ponto que da gengiva se abrir e fazer o líquido sair.
Para tratar o problema, não é preciso tratar especificamente o abscesso, pois ele ocorre por conta de patologias não tratadas.
Drena-se o pus e trata-se a raiz, pois quando se trata da causa do problema, o abscesso desaparece. Antibióticos e anti-inflamatórios são necessários e só são utilizados por recomendação médica.
Veja também: Saiba mais sobre o plano de saúde do Bradesco hospitalar
Periodontite
Periodontite, ou doença periodontal, acontece por conta de uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes, essa parte do corpo é conhecida como periodonto.
Quando é detectada, a periodontite é considerada irreversível e pode acarretar em perda de dentes e, consequentemente, exige um tratamento médico.
A periodontite acontece por conta da gengivite não tratada, causada por placas bacterianas acima e abaixo da gengiva, no encontro com os dentes. Os ossos e tecidos que os sustentam podem ser danificadas de forma irreversível.
Veja também: Conheça a rede credenciada Blue Med
Quando procurar ajuda
Em qualquer situação que exista um trauma na boca, é extremamente recomendável que se vá ao dentista imediatamente, afinal, é preciso saber qual tratamento é necessário.
O dentista irá examinar a região bucal, procurando por quaisquer problemas que citamos acima.
Para que se faça exames específicos, é recomendado que o paciente tenha um plano odontológico, afinal, esses exames precisam ser constantes, para que essas doenças sejam tratadas o mais rápido possível.
A Central Corretor Online é especializada em planos de saúde odontológicos. Faça uma simulação e conheça as principais operadoras dentais da nossa região. Tenha um plano odontológico particular por menos de R$ 2,00 por dia e mantenha sua saúde em dia.