6 dicas para reduzir o valor do plano de saúde

Conteúdos

Você sabia que existem algumas maneiras de reduzir o valor do plano de saúde?

A pandemia da Covid-19 fez com que muitas pessoas perdessem seus empregos. Muitas famílias tiveram que diminuir gastos, sendo o plano de saúde uma das despesas a serem repensadas.

Por mais que a pandemia tenha feito os brasileiros ficarem atento nas questões que envolvem a saúde, os valores dos convênios médicos podem não estar de acordo com a maioria da renda da população brasileira.

Diante disso, infelizmente, muitos contratos foram fechados. Mas será que o cancelamento do convênio médico seja a única solução para conter gastos? Continue a leitura e veja seis dicas que irão ajudar a reduzir o valor do plano de saúde.

Benefícios de ter um plano de saúde

Apesar do Brasil apresentar um sistema de saúde gratuito, o SUS, muitos brasileiros ainda optam pelo pagamento de um plano particular. Um dos motivos pode estar na eliminação, em muitos casos, da espera para que um tratamento ocorra.

Outro benefício pode ser visto durante a contratação, onde o corretor de plano de saúde será o principal porta-voz das características do convênio médico escolhido. Dessa forma, o beneficiário poderá ter a opção de escolher o melhor plano para o seu perfil.

Então se uma empresa não apresentou as características esperadas, outro plano pode ser procurado. Essa liberdade também acontece na hora da escolha do médico que irá realizar a consulta ou tratamento.

Os planos de saúde, na maioria dos casos, possuem muitas clínicas e médicos credenciados, dando a possibilidade de o paciente escolher onde será atendido e, quando necessário, onde os exames e tratamentos serão feitos.

6 dicas para reduzir o valor do plano de saúde

Os valores cobrados pelos planos de saúde podem ser elevados para boa parte dos brasileiros. Além disso, o custo mensal pode variar de acordo com a idade do beneficiário.

Então, como apresentado no início, existem seis dicas para que as parcelas sejam reduzidas. Leia cada uma e identifique as atitudes que você pode tomar para que o seu plano ou futura contratação, chegue a um valor propício para o pagamento das parcelas. Confira:

Negociação antes do fechamento do contrato

A primeira forma de reduzir o valor do plano de saúde é apostar na negociação. Primeiramente, uma pesquisa de mercado deve ser feita, pois durante a conversa com o corretor, os valores podem servir como comparativos.

Não tenha vergonha de perguntar se o plano apresenta algum tipo de desconto. Algumas operadoras apresentam “bônus” para quem pagar até uma data estipulada. Essa pode ser uma boa maneira de reduzir o preço.

Se não existir nenhuma opção de redução de parcela, mostre os dados coletados e tente ver se a operadora consegue cobrir o preço. Lembre-se sempre de realizar todo o processo com educação e calma.

Portabilidade pode reduzir o valor do plano de saúde

A pesquisa de mercado deve continuar até mesmo após o fechamento do contrato. Saiba que hoje já é possível realizar a portabilidade de plano de uma forma mais prática e rápida.

Então se o valor pago mensalmente estiver apertando o orçamento, saber que existem outras operadoras que apresentam os mesmos serviços, mas com valores reduzidos é uma boa escolha. Nesse caso, o serviço de portabilidade podem ser acionados.

Atento aos itens de contrato (acomodações)

Os itens que compõe todo o contrato onde está a descrição dos serviços disponíveis para o plano escolhido, podem sofrer algumas alterações. Fique atento aos detalhes e pergunte se existe algum serviço que possa ser reduzido.

Um bom exemplo são as acomodações em casos de internação. O beneficiário poderá optar por quarto individual ou coletivo, onde ele poderá dividir com um ou mais pacientes.

Quando a segunda opção é escolhida, ou seja, o quarto coletivo, o valor mensal tende a ser menor. Por isso é importante não deixar de perguntar as opções de serviços que estão disponíveis e quais são os valores de cada uma.

Se você já tem um plano de saúde com a opção de quarto individual, pode pedir para passar para a enfermaria e certamente terá redução nos custos.

Plano de saúde com coparticipação

Existe uma opção mais barata de plano de saúde. A coparticipação é uma modalidade de convênio médio, onde o valor da parcela mensal é reduzido, porém, existirá uma pequena taxa para os serviços: exames e consultas.

Os valores das taxas serão definidos pela operadora, então também é outro ponto que deve ser questionado antes do fechamento do contrato. Geralmente, os valores dos exames e consultas são pequenos, mas é sempre bom ter a informação correta.

Plano de saúde empresarial

É claro que não é todo mundo que tem o privilégio de trabalhar em uma empresa que ofereça um plano de saúde. Mas se esse for o seu caso, saiba que será uma ótima escolha.

A taxa mensal, descontada diretamente do salário, apresentará um valor abaixo dos demais planos individuais, na maioria dos casos. Além disso, agora os Microempreendedores Individuais (MEI) também poderão usufruir desses benefícios.

Cuidar da sua saúde ajuda a reduzir o valor do plano de saúde

Por mais que os problemas de saúde não apareçam com hora e dia marcado, a prevenção é sempre importante. Quanto mais a saúde for cuidada fora dos hospitais e consultório, menos necessidades médicas vão existir.

Mantenha uma rotina saudável tanto com exercícios quanto com alimentação. Esses dois pilares são fundamentais para que o aparecimento de doenças seja diminuído. A saúde deve sempre ser uma prioridade.

Conheça a Corretor Online

Para melhorar ainda mais a comodidade, hoje já é possível falar com corretores de plano de saúde através da internet. A Corretor Online é um bom exemplo de empresa online, que trabalha com seriedade, buscando sempre o melhor plano para seus clientes.

Compartilhe

Fique atualizado sobre as novidades

Tudo sobre saúde, seguros e muito mais

Veja mais postagens

Preencha o formulário abaixo: