A terceira idade, sempre traz uma certa preocupação com a saúde e, por isso, algumas pessoas, sejam idosas ou não, quando pensam em contratar um convênio de saúde se perguntam se existe um limite de idade para contratação do plano.
Uma grande parcela da sociedade acredita que planos de saúde podem limitar por idade avançada a entrada e atendimento de idosos em sua cobertura hospitalar.
Quando se trata de saúde, é preciso lembrar que é um direito de todo brasileiro, principalmente para idosos, que em algumas situações, são mais dependentes que adultos, pois muitos ficam frágeis ou precisam de mais cuidados conforme o tempo vai passando, para o corpo, mente e bem estar físico.
Está com essa mesma pergunta em mente? Continue lendo, tire suas dúvidas e veja mais sobre o assunto.
Importância do plano de saúde para idosos
Em quaisquer situações, ter um plano de saúde dá para o indivíduo ou família mais garantia de ser bem atendido e contar com profissionais qualificados no processo, logo, para a pessoa de idade que necessita de um atendimento mais cuidadoso, não é diferente.
Em termos mais precisos, na parte da manutenção da saúde e do monitoramento, é preciso lembrar na hora de contratar um plano que, em alguns casos, idosos, por conta da perda de equilíbrio e força, podem sofrer quedas e consequentemente fraturas com maior facilidade.
Para que não exista o risco de um atendimento tardio, planos de saúde são cruciais para que em casos de emergência, não haja consequências severas para o idoso, afinal, eles oferecem uma observação mais precisa do quadro, dispondo de exames e tratamentos melhores.
Assim, se existe um limite de idade para contratação de um plano de saúde, a pessoa de idade mais avançada não contará com um convênio e, assim, corre o risco de não contar com uma solução mais rápida para seu quadro.
Porém, existe limite de idade para contratação de um plano de saúde? O idoso corre orisco? É o que veremos no tópico a seguir.
Existe limite de idade para contratação de um plano de saúde?
Felizmente, não existe um limite de idade para contratação de um plano de saúde e isso é assegurado pela ANS (Agência Nacional de Saúde), que garante que o acesso à saúde de todo cidadão não pode de maneira nenhuma ser dificultado ou impedido por quaisquer motivos, sejam eles condições de saúde, deficiências ou idade.
Nesses casos, onde a operadora pode estar tornando difícil a contratação do plano para pessoas mais idosas, a empresa estará infringindo vários termos da ANS, entre eles, o Estatuto do Idoso, o Código de Defesa ao Consumidor e a Lei dos Planos de Saúde e a Súmula Normativa 19/2011.
A imposição de limite de idade para contratação de um plano de saúde, nesses casos, é uma infração passível de multa altíssima e, inclusive, os convênios precisam estar aptos a atender todos os clientes em potencial.
Quais são as faixas etárias dos planos de saúde?
Toda operadora é livre para estabelecer seus próprios métodos para definir dependentes, o que não infringe a parte de preços por anos de vida, afinal, isso já é consolidado, o que diferencia da imposição de limite de idade para contratação de um plano de saúde.
A ANS estabelece as seguintes faixas de preço para os convênios de saúde do país, elas cobrem tanto planos de saúde para crianças, quanto para adultos, são elas:
- Faixa 1: 0 a 18 anos;
- Faixa 2: 19 a 23 anos;
- Faixa 3: 24 a 28 anos;
- Faixa 4: 29 a 33 anos;
- Faixa 5: 34 a 38 anos;
- Faixa 6: 39 a 43 anos;
- Faixa 7: 44 a 48 anos;
- Faixa 8: 49 a 53 anos;
- Faixa 9: 54 a 58 anos;
- Faixa 10: 59 anos ou mais.
Assim, as faixas etárias citadas podem ter seus valores alterados quando oferecidos em planos de saúde, dependendo de cada contrato.
Como já dissemos, conforme a vida da pessoa vai passando, vão aumentando as chances de que ela necessite de tratamentos e exames melhores e, por isso, existe a possibilidade de que os valores possam sofrer reajustes, assim, eles podem cobrir proporcionalmente os cuidados, sem quaisquer prejuízos.
O reajuste, apesar de ter o limite de faixa etária, foi regulamentado pela ANS, dependendo de vários fatores, como a data de contratação do convênio, o limite máximo entre as faixas, etc.
Contrate um plano de saúde sênior
Como já dissemos, escolher os melhores planos de saúde para famílias e indivíduos é importantíssimo no dia-a-dia, pois sabemos que o tempo é a chave para a melhor recuperação e tratamento do paciente.
Inclusive, na saúde pública, que apesar de oferecer procedimentos de grande complexidade, não consegue atender a todos os cadastrados ao mesmo tempo pela alta demanda, faz com que garantir um convênio, principalmente para idosos, seja importantíssimo.
A cobertura, a abrangência, o período de carência, a disponibilidade de exames e consultas, a economia na hora de investir no convênio e os benefícios para o usuário do plano são essenciais na hora da escolha.
Por isso, para ter certeza que você escolherá um bom convênio, é aconselhável que se procure ajuda durante a decisão, afinal, os fatores-chave precisam ser vistos com cautela e racionalmente, para evitar situações como a imposição de um limite de idade para contratação de um plano de saúde, o que pode demandar de uma ajuda profissional de uma empresa.
Se você está procurando um plano ideal para você ou alguém da sua família, entre em contato com a Central Corretora Online, que oferece uma equipe de ótimos profissionais para te auxiliar a encontrar o melhor convênio de saúde para seu caso.