Você sabe qual plano de saúde é o ideal para você? Atualmente é muito importante ter um bom plano de saúde, dependendo do procedimento a ser realizado, desembolsar uma certa quantia de dinheiro em um momento de emergência não é a opção mais viável.
Mas afinal, qual seu plano de saúde ideal? No post de hoje daremos algumas dicas de como escolher qual será o melhor para você.
Tipo de contratação
Os planos de saúde podem possuir alguns tipos de contratação:
- Coletivo por adesão e coletivo empresarial:
O plano de saúde coletivo por adesão é quando ele é feito por meio de sua associação profissional ou sindicato. Já o plano empresarial é quando a empresa em que você trabalha oferece o plano.
Nos dois casos, para fazer o acordo, é necessário ter vínculo com uma dessas entidades. Assim, a contratação do plano é realizada por uma operadora e a associação/empresa. Ao se vincular, o beneficiário concorda com os termos no contrato.
- Individual ou familiar:
É uma opção para quem deseja ter um plano de saúde e não tem acesso através da empresa onde trabalha ou, se tem, prefere contratar separadamente o serviço.
O cliente contrata diretamente na operadora, sem nenhuma assessoria intermediando. Nesse tipo de plano é possível que seja incluso apenas uma pessoa ou mais membros da mesma família, de acordo com a necessidade.
Muitas vezes, os planos coletivos saem mais em conta que os planos individuais. É importante lembrar que quem é MEI pode contratar um plano empresarial, reduzindo os custos do plano.
Área de atendimento
É importante saber de onde será seu plano de saúde, eles podem ser nacionais, estaduais, para alguns municípios ou apenas para a sua cidade.
Caso você viaje para muitos lugares diferentes, é inteligente escolher um plano que ofereça atendimento em todo o país ou nos estados que você mais frequenta.
Se o atendimento em seu estado ou na sua cidade é suficiente, o valor fica automaticamente mais em conta.
Coberturas do plano
Existem 4 segmentos básicos de coberturas de planos de saúde:
- Ambulatorial
Essa cobertura garante atendimentos em casos de exames, terapias e consultas médicas. Se limita a um atendimento de até 12 horas, seja para a realização de exames ou atendimentos de emergência.
- Hospitalar
Garante atendimento em casos de internação e cobre todas as despesas médicas durante esse período. Entretanto, fora do tempo de internação não disponibiliza nenhum direito.
No caso do plano hospitalar com obstetrícia, o paciente tem direito a todo o atendimento hospitalar mais o serviço de obstetrícia. Ele disponibiliza todos os cuidados com o pré-natal e durante o primeiro mês do bebê, se inclui também todos os cuidados necessários.
- Odontológico
É um plano apenas para atendimento odontológico, inclui consultas, exames e cirurgias.
- Referencial
É o plano mais completo, inclui atendimento hospitalar, com obstetrícia, ambulatorial e permite também a inclusão o atendimento odontológico. Esse modelo tem um período de carência para atendimentos de emergência e urgência de 24 horas.
Rede credenciada
É muito importante, antes de escolher seu plano de saúde, analisar a rede credenciada para saber onde você poderá ser atendido.
Cada convênio tem sua rede de hospitais, laboratórios, médicos e clínicas que disponibilizam os serviços. Assim, é preciso avaliar se o plano atende às suas necessidades.
Carência
Os planos de saúde precisam, por lei, possuir prazos de carência até a liberação dos serviços necessários. Os limites são:
- 24 horas para emergências e urgências
- 180 dias para outras coberturas
- 300 dias para partos a termo – gestações com mais de 37 semanas
Caso você já tenha um plano há algum tempo e deseje trocar, é possível realizar sem cumprir uma nova carência, é preciso consultar as condições de portabilidade da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Contrato
É importante ler o contrato e esclarecer toda e qualquer dúvida sobre a proposta de adesão com o corretor da operadora que está auxiliando nesse processo.
Preencher de forma correta a Declaração de Saúde é essencial, precisa especificar todas as doenças que você já teve ao longo dos anos e também confirmar se as condições descritas no documento – tipo de plano, carência, serviços e coberturas – são as mesmas contratadas por você no plano.
Reajustes do plano
É normal os planos de saúde passarem por reajustes. Existem dois tipos: o de aumento por mudança de faixa etária e o anual.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulga anualmente os reajustes do plano de saúde individuais e familiares, já os empresariais são reajustados de acordo com a empresa e as condições da operadora em questão.
Reputação da operadora
É preciso, antes de assinar o contrato de seu plano de saúde, consultar a reputação da operadora escolhida.
No site da ANS é possível saber a qualidade do convênio e comparar com os demais planos, para ver qual melhor atende às suas necessidades. É preciso pesquisar e ver os feedbacks de beneficiários do plano em questão.
Essas são algumas das dicas que é preciso para você descobrir qual o plano de saúde ideal para você. Ele precisa atender a todas as suas necessidades, tanto financeiras quanto médicas.
Procure por uma empresa de confiança que dará todo o suporte necessário na hora de escolher o melhor plano de saúde para você.
A Central Corretor online é especializada em planos de saúde no litoral de São Paulo. Atuamos com as melhores operadoras e seguradoras da região. Consulte nossa equipe e conheça as opções de convênio da Baixada Santista.