Apesar de contarmos com um sistema público de saúde, é nítido que o SUS, apresenta fragilidades, principalmente por conta da demora no atendimento. As consultas particulares avulsas também se tornam inviáveis por conta do seu valor, então uma das alternativas tem sido optar pelo plano de saúde. E no post de hoje iremos dar 5 dicas para economizar no convênio particular. Confira!
1 – Faça um orçamento para economizar no convênio particular
Primeiramente é importante colocar os custos no papel, para saber quanto você pode investir e assim mapear suas necessidades, para poder mensurar aproximadamente o quanto irá gastar mensalmente com o plano.
Fazendo isso, fica mais fácil escolher um plano de acordo com o seu perfil e que irá atender todas as suas necessidades, trazendo também um melhor custo-benefício.
Cada detalhe escolhido no plano, irá influenciar diretamente no preço, como por exemplo, caso opte por enfermaria na internação, o valor será inferior ao de acomodação privada, fazendo com que consequentemente o valor do plano seja menor.
2 – Pesquise as melhores operadoras de saúde
Antes de escolher por qual operadora aderir o plano de saúde, veja se ela se adequa as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio dela é possível saber a qualidade dos serviços oferecidos pela operadora.
A ANS oferece em seu site, uma ferramenta online que ajuda na pesquisa, comparando todos os tipos de planos, coberturas, rede credenciada e mensalidade.
O próximo passo é pesquisar muito sobre a operadora antes de contratá-la, recomenda-se olhar feedbacks online, ou até mesmo perguntar para amigos e conhecidos quais planos eles têm, e se indicam.
Essa pesquisa é muito importante para saber se o plano valerá a pena, porque ao saber mais detalhes sobre os planos, você saberá filtrar se vale a pena a contratação dele.
3 – Liste quais são as suas necessidades
Ao contratar um plano de saúde, pontue quais são as necessidades, e claro, seja realista, anote somente coisas que você realmente precisa ou irá precisar futuramente.
Indica-se fazer as seguintes perguntas:
• Existe histórico de alguma doença em minha família?
• Quais hospitais mais próximos a mim e que eu frequento quando preciso?
• Tenho alguma patologia que exige acompanhamento?
• Irei incluir dependentes no plano?
• Meus familiares dependentes necessitam de um atendimento específico? (Crianças, idosos…)
• Viajo frequentemente e preciso de assistência fora do país?
• Com qual frequência preciso ir ao médico?
4 – Conheça os tipos de coberturas
Existem diversos tipos de coberturas de um convênio médico, e conforme a cobertura que você escolher, o valor pode abaixar ou subir, por isso é importante escolher qual realmente se adequa a você e aos seus dependentes, caso tenha.
As coberturas existentes nas operadoras são:
- Ambulatorial: Te dá o básico que um plano pode oferecer, com direito a consultas (inclusive pré-natal) exames e cirurgias simples onde não há necessidade de internação.
- Hospitalar: Além de oferecer a cobertura ambulatorial nesse plano, também oferece o benefício da internação hospitalar e UTI. Se optar pelo plano hospitalar com obstetrícia, serão incluídos no plano parto, assistência ao recém-nascido e pós-parto.
- Referência: Esse é o plano mais completo, e o mais caro, cobre todos os procedimentos da ambulatorial e do hospitalar.
- Odontológico: Cobre procedimentos odontológicos.
- Cobertura regional, nacional ou internacional: As coberturas regionais possuem um plano de saúde com um valor mais barato que as outras.
5 – Conheça os tipos de plano
Atualmente os planos oferecem diversos tipos, os mais comuns são: Individual, Familiar, Empresarial e Sênior.
Plano individual
O plano de saúde individual permite apenas uma pessoa o utilizando. Qualquer pessoa física pode contratar o plano diretamente com a operadora de segura, sendo assim os planos podem ser adaptados conforme o perfil de cada cliente.
Plano de saúde familiar
O plano de saúde familiar te dá o direito de contratá-lo para todos os membros da família, ou mais de uma pessoa.
Para casais, é necessário mostrar um comprovante de união:
• Certidão de nascimento
• Certidão de Casamento
• Comprovante de União Estável
O número de integrantes pode acabar variando entre as operadoras de planos de saúde, porém é preciso comprovar o grau de parentesco dos beneficiários. O plano familiar geralmente é contratado por quem se preocupa com o bem-estar de toda família e reconhece a demora do Sistema Único de Saúde (SUS).
Plano de saúde empresarial
Este plano é apenas para grandes empresas, a partir de 100 funcionários. A contratação pode ser feita somente por uma pessoa jurídica. Existem operadores que atendem somente esse tipo de plano.
Plano de saúde Sênior
O plano sênior é indicado para idosos, e oferecem coberturas integrais com um custo reduzido as pessoas da terceira idade.
Conheça a Central Corretor Online
Agora que você já sabe 5 dicas de como economizar no convênio particular, procure uma corretora que irá te ajudar em cada detalhe na escolha do plano. A central corretor online pode te ajudar.
Entre em contato conosco ou com nossos colabores e conheça mais sobre os planos!